Produtor de Biodisel

O escritório Goedert & Batista Advogados presta consultoria e assessoria jurídica especializada em Direito Regulatório para Produtores de Biodiesel, desde a produção, armazenamento e comercialização do produto.

Trata-se o biodiesel de combustível biodegradável advindo de fontes renováveis que pode ser produzido a partir de gorduras animais e espécies vegetais como soja, palma, girassol, babaçu, amendoim, mamona e pinhão-manso.

A atividade de Produção de Biodiesel tem avançado muito no país, justamente pelo produto ser biodegradável e renovável, e deter características menos prejudiciais para o meio-ambiente. Diante da evolução do produto e sua maior participação na matriz energética brasileira, a especificação do biodiesel tem sido aprimorada constantemente ao longo dos anos, sempre representado por desenvolvimento de novas normas regulatórias aplicáveis aos processos produtivos, qualidade, armazenamento, transporte e comercialização.

Com a instituição da Política Nacional de Biocombustíveis – RenovaBio (Lei n. º 13.576/2017), que tem como objetivo reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa, promovendo uma maior utilização e produção de biocombustíveis, o Brasil se comprometeu a aumentar a participação de bioenergia sustentável na sua matriz energética para aproximadamente 18% até 2030.

Aos Produtores de Biodiesel é necessário dedicar especial atenção à regulação do setor, acompanhando diariamente as normas e inovações constantemente aplicadas pelas entidades reguladoras.

Nossos serviços incluem:

 

  • Consultoria jurídica para habilitação da empresa e comunicação de de construção, bem como o requerimento de Autorização de Operação (AO) junto a ANP;

  •  Planejamento jurídico para abertura de Planta Produtora de Biodiesel;

  • Treinamento de pessoal para regulação aplicável a qualidade dos produtos (amostras representativas e documentos);

  • Treinamento de pessoal para controle e envio do Demonstrativo de Demonstrativo de Produção e Movimentação de Produtos – DPMP, bem como da operação do Sistema de Informações e Movimentação de Produtos (i-SIMP);

  • Orientação jurídica para relação comercial com distribuidores;

  • Assistência jurídico-regulatória para participação em leilões de biodiesel e contratos de fornecimento;

  • Assessoria jurídica para as emissões dos Créditos de Descarbonização (CBIO) – RenovaBio;

  • Administração e patrocínio de causas em contencioso administrativo e judicial.